Vai viajar??

Eu amo viajar e todas as minhas experiências com viagens foram muito boas porque tinha uma pessoa muito organizada cuidando delas: vó Luzia. Com ela e com algumas experiências aprendi várias coisas legais pra tornar toda viagem boa:

Escolhendo o Lugar

Escolher o lugar tem tudo a ver com as coisas que você gosta, se você odeia história não tem sentido ir pras cidades históricas de Minas Gerais, se não suportar praia e calor não vá pra Paraty, se não quer passar frio não vá pro Sul, se não suporta natureza nada de hotel fazenda. Meio óbvio né? Se você pode escolher qualquer lugar sugiro um bem diferente do que você vive: se mora no interior vá pra cidades grandes, se vive no litoral vá pras montanhas, se vive no frio vá pra um lugar quente. Acho muito mais divertido e você realmente pode sair da sua realidade : )

Escolhendo o meio de transporte

Esse ser que vos fala nunca viajou de avião mimimi então acho que deve ser uma coisa maravilhosa, mas minha linda vó fala que gosta muito mais de ir de ônibus do que de avião porque segundo ela você aproveita mais a paisagem. Minha experiência com viagens de ônibus foram maras, paisagens de tirar o fôlego mesmo e se gostarem de rock experimentem pegar a estrada ouvindo Bon Jovi e Guns n Roses! Sensação de liberdade total! Enfim, quando decidir isso pense no número de horas, acho que mais de 10 já se torna desconfortável ao extremo e acaba sendo ruim. Se for de carro cuidado dobrado pra saber se ta tudo ok com o carro antes de pegar a estrada.

O que levar?

Fazer malas é um desafio pra mim, uma hora levo coisa de mais, na outra coisa de menos. Eu sofro! Acho que a melhor dica é se informar sobre o clima do local e levar roupas de acordo com isso, mas levar roupas diferentes caso o tempo mude ou haja um imprevisto. Seja qual o for o meio de transporte sapatos que você possa tirar e colocar fácil durante a viagem são bons, roupas “soltas” afinal 5 horas num ônibus toda apertada não dá né? Leve sempre uma calça reserva, um sapato reserva, mesmo que seja um fim de semana, já passei por situações que não ter nada de reserva complicou minha vida :S Leve também uma coisinha que te lembre de casa, e uma sacolinha pras lembrancinhas *-* AAH fica a dica: use malas de carrinho, ficar carregando mala é terrível e sempre sobra pro seu primo homem coitado!

Como Aproveitar?

Em primeiro lugar saiba que não vai ser perfeito, voo atrasa, crise de renite ataca, o guia erra alguma coisa, o museu tá com uma fila imensa, o segredo de viajar é saber aproveitar e se maravilhar com tudo. Uma vez a van que ia levar a gente de Ouro Preto de volta pra São João Del Rei quebrou, já era de noite e estávamos loucos pra voltar pro hotel, tinha tudo pra rolar o maior stress mas resolvemos aproveitar a vista noturna da cidade e pegar uma missa dentro de uma igreja histórica (olha que privilégio!). Tudo que você conhecer numa cidade ou país diferente é uma forma de turismo. Olhe a arquitetura, a paisagem, os meios de transporte, o jeito das pessoas. Aprenda coisas novas com essas experiências fora de roteiro! Aproveite não só pra conhecer lugares novos, mas modos de vidas novos!

Se despedindo/Lembrancinhas

Me despedir sempre dá aquela dor no coração, costumo me apaixonar por todos os lugares que passo.

Sobre lembrancinhas acho que é legal fugir daquelas coisas “genéricas” que tem em qualquer lugar turístico, leve algo que seja especial daquele lugar. Por exemplo nas cidades históricas mineiras sempre tem colares, brincos, enfeites feitos com pedras, perfeito já que são cidades que viviam da mineração, no nordeste cada cidade parece ter um tipo de renda, de artesanato diferente, leve algo que quando a pessoa bater o olho se lembre do lugar. Outra opção legal são os Cartões Postais, sempre compro vários, e nem é pra dar de presente não, é pra ficar pra mim! Escolho fotos de lugares que eu passei e trago. Acho muito legal poder olhar aquelas fotos lindas quando chegar em casa e pensar “caramba eu visitei um lugar lindo desse!”

Só pra fechar: Viajar é uma arte, requer tempo planejando, paciência e muita vontade de aproveitar. Já vi pessoas em lugares lindos com a cara no celular sem aproveitar nada só perdendo dinheiro, eu não! Não seja assim, se for pra nadar, nade, ande de barco, escale montanhas, conheça a história, coma a comida tradicional, experimente *-* Como diz Tuti e Poodle “quanto mais lugares você visita mais você aprende”. Um bjo pra quem vê Discovery Kids haha

Alguém tem mais dicas? São tão apaixonados por viagens quanto eu??

-Alana Bastos

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!

