Estante da Tha: 1822

Escrito por Laurentino Gomes, 1822 narra a aventura de D. Pedro II ao proclamar a independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822.

1822

Até a data do pitoresco evento, Pedro de Alcântara deu provas suficientes de que o Brasil, apesar de ter se declarado independente no papel, tinha tudo para dar errado.  O jovem líder que colocou duas nações em guerra era tão mulherengo quanto responsável, e tão possessivo quanto corajoso. Apesar de ter vivido apenas 35 anos, é mundialmente conhecido por libertar o Brasil de Portugal e ainda assim conseguir ser aclamado pelos dois países, além de ter rejeitado várias coroas que suplicavam sua liderança para alcançarem uma vitória iminente. Sem sair do destaque da alta nobreza, ainda há a austríaca Imperatriz Leopoldina de Habsburgo, mulher intelectual e virtuosa, possuidora de vários dons menos um que seu marido, Pedro I, admirava: beleza. Também podemos citar o sábio José Bonifácio, que ajudou o príncipe regente a alcançar seu objetivo-mor. O livro fala também sobre o Brasil dividido que D. João VI deixou para trás: de um lado o país letrado e extremamente modificado depois da mudança da corte para cá, e do outro lado o restante do território brasileiro ainda esquecido, devastado por doenças e pela miséria.

As batalhas entre líderes brasileiros e portugueses deixaram marcas profundas na história da independência do Brasil. Tanto na Bahia, centro da base lusitana, quanto no Nordeste, palco de pequenas guerras civis que envolveu a força todo o povo sertanejo. O desfecho dessa história todos nós conhecemos. Um príncipe amado virou odiado por lutar pela coroa portuguesa contra seu irmão, um país independente apenas na teoria e um pequeno sucessor do trono brasileiro: D. Pedro II, o proclamador da República.

-Thamara Oliveira

Anúncios

2 pensamentos sobre “Estante da Tha: 1822

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s