Estante da Tha: Marcha das Vadias

Olá Mirrors, aqui quem vos fala sou eu, Thamara. Semana passada e essa semana não teremos resenha, a gripe me derrubou e não consigo ler nenhum livro sem meus olhos ficarem lacrimejando e etc.. Enfim, não teremos resenha, mas teremos post! E hoje eu vou falar sobre a Marcha das Vadias.

A Marcha das Vadias começou em 2011, quando ocorreram diversos casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto. O policial Michael Sanguinetti fez uma observação para que “as mulheres evitassem se vestir como vadias para não serem vítimas“.  Desde então, a Marcha das Vadias protesta contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro “pedem” para ser estupradas por causa das suas roupas. As mulheres durante a marcha usam não só roupas cotidianas, mas também roupas consideradas provocantes, como blusinhas transparentes, lingerie, saias, salto alto ou apenas o sutiã.

Eu, particularmente, acho o protesto super válido, super digno. Cara, a mulher não pode ser culpada por ter sido estrupada. Não pode ser estrupada por usar short curto, mini saia ou blusa com decote. A mulher TEM
QUE ter o direito de andar sozinha na rua ou beber a vontade sem o risco de ser morta ou violentada SÓ PORQUE ELA ESTAVA SOZINHA/ TINHA BEBIDO.  A sociedade ensina as nossas meninas a não serem estrupadas (não use roupas curtas/provocativas – não saia sozinha a noite – não beba demais), quando, na verdade, deveria ensinar nossos filhos a não estuprarem.

marcha1

marcha2

marcha3

Porque nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda. Meu peito não é de silicone, eu sou mais macho que muito homem’

‘Nem PUTA, nem SANTA, eu sou MULHER!’

‘Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente com a roupa que eu escolhi. E poder me assegurar: De burca ou de shortinho todos vão me respeitar!’

‘Sou uma vadia porque minha sexualidade te assusta’

Aqui o site oficial: Marcha das Vadias.

Espero que tenham gostado e que entendam: A MULHER É DONA DO SEU CORPO, ELA É QUEM DEVE DIZER O QUE PODE OU NÃO PODE ACONTECER CONSIGO MESMA.

-Thamara Oliveira

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!

