Como escolher e customizar seu layout free

atravesdosespelhos

Se você pensa em criar um blog precisa saber que o que vai surtar do começo ao fim quando pensar em como seu layout tem que ser, principalmente se você não tiver grana pra comprar um pronto e também não souber fazer (meu caso). Se esse também é seu caso é hora de dar uma chance pro seu layout free e depois de 1 ano de blog usando esse tipo de layout eu acho que já posso dar algumas boas dicas:

Como escolher?

Na hora de escolher você tem que pensar em algumas coisas, acho que a mais importante delas é o layout ter uma coluna ou do lado direito ou esquerdo pra você poder colocar sua foto, os posts recentes, um lugar pras pessoas seguirem o blog e curtirem sua fanpage, dá um ar mais profissional.

Outro ponto importante é escolher um que permite que você coloque uma foto de cabeçalho e de fundo (ou que você mude a que já vem).  Também é melhor quando o layout tem o fundo, mas a parte das postagens é branca – como o do Através dos Espelhos- porque dependendo do fundo que você colocar e se não tiver isso, as pessoas não vão conseguir ler nada que você postar.

Você vai ver alguns layouts frees bem coloridos, mas o meu conselho é escolher um neutro que dê pra você fazer tudo isso que eu disse aí em cima.

Como customizar

Vamos começar pela imagem do cabeçalho: é legal montar algo que seja seu, algo novo, uma colagem com o nome do seu blog que tenha a ver com o estilo do seu blog – fofo, divertido, sério. Um site bom e bem simples pra quem quer fazer colagens é o Pixlr Express.

Eu já tive vários tipos de imagens de fundo mas as que funcionam melhor são as com cores mais neutras também: rosa claro, azul claro, bege, marrom claro, assim não fica brigando com sua imagem de cabeçalho ou as imagens do seus posts.

As Widgets também fazem toda a diferença, não sabe o que é isso? Eu vou explicar: a caixinha onde fica a minha foto, o botão de seguir o blog, o meu twitter e o botão de curtir a page no face, tudo isso são widgets! Como eu disse lá em cima, elas dão um ar mais profissional e mais legal pro blog, se seu layout não tiver uma coluna de um dos lados as widgets vão ficar no fim da página o que não é tão legal..

Espero que vocês tenham gostado e que tenha ajudado quem precisava : )

-Alana Bastos

2 pensamentos sobre “Como escolher e customizar seu layout free

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!

