Qual faculdade escolher?

Depois da escolha da profissão uma coisa que intriga muito quem tá no terceiro ano -como eu- é em qual faculdade fazer e é fácil ver o pessoal meio perdido, afinal são tantas opções ‘0’ Depois de ter passado praticamente um ano inteiro pensando nisso acho que tenho algumas dicas pra dar, vamos lá:

Pública ou Particular?

O sonho de todo pai e mãe é que o filho entre em uma federal ou municipal, porque traz bastante nome pro currículo e você não paga nada, mas esse é o ano de pensar: “é isso mesmo que você quer?”. Por exemplo, pra Fisioterapia, que é o que eu escolhi os campus de faculdades assim eram muitos longes, os cursos eram integrais e o número de vagas bem pequeno comparado ao número de inscritos então mudei meu foco pras particulares. Isso varia de pessoas pra pessoa e não tem como alguém decidir por você.

Local

Pra quem mora em grandes cidades, como São Paulo, isso é o de menos, a maioria das faculdades ficam próximas a estações do metrô e de fácil acesso, mas pra quem mora em cidades menores ou no interior isso pode ser um problema, então é preciso pesquisar quais ficam em lugares acessíveis e quais não, e também é a hora de pensar se você quer fazer na sua cidade ou em outra, algumas cidades tem faculdades que são referência em algumas áreas como a Federal de São Carlos, referência em Química e Engenharia Química.

4 ou 5 estrelas por favor!

Não porque a faculdade é particular que tem que ser ruim, existem faculdades ótimas que também tem bastante nome e na minha opinião nesse caso você tem que focar nas que tem 4 ou 5 estrelas de avaliação. Como saber quais são? É só acessar o Site do Guia do Estudante e digitar no campo de busca o curso que você quer, o tipo de faculdade, a cidade, o estado e as estrelas e assim o site te mostra quais estão no seu critério.

Preço/Modo de pagamento

Agora que você já sabe quais são as melhores pro seu curso, é hora de entrar no site da faculdade, pesquisar pelo curso e o valor, pesquise também se você pode conseguir bolsa pelo ENEM, se existe uma prova de bolsa da faculdade, se a faculdade aceita Fies, ProUni entre outros, porque mesmo que o valor seja um pouco alto você pode conseguir descontos ou meios de pagamentos que facilitem sua vida : )

Poisé, foram com esses quatro tópicos que eu gastei meus neurônios o ano todo, espero que ajude vocês também!

-Alana Bastos

6 pensamentos sobre “Qual faculdade escolher?

    • É, não tem bem um caminho certo, acho que o importante é achar um lugar que você se sinta bem e um curso que você realmente queira fazer : ) obrigada pela visita e pelo comentário ❤

      Curtir

  1. Faça universidade publica! De preferência, USP/UNESP/UNICAMP. Eu estudo na Unesp, e pude perceber o quanto ela me proporciona oportunidades, não só nela, mas em outros quesitos. Ela te oferece moradia de graça, restaurante universitário que gasta bem menos do que fazer compras, te oferece bolsas auxílios para ficar na cidade, paga seu intercâmbio, de tá indicações, nome e além disso você tem aula com os melhores professores do mundo, de verdade. Meus professores são considerados os melhores do mundo da minha área de estudo. Então, a universidade pública é um ambiente totalmente pararelo à particular. Você se sente envolvido, se sente parte da universidade, se sente engajado com cada greve, cada situação que vivemos. É realmente a melhor experiência que se pode ter! Eu sou apaixonada pela Unesp, e jamais trocaria ela por uma particular, seja ela perto da minha casa ou não!

    Curtir

    • Eu vejo o pessoal falar maravilhas das faculdades públicas, não bateu o interesse em mim, eu to matriculada na Unicid já que é muito boa no meu curso, mas pra quem tem essa vontade, eu super apoio, afinal, todo mundo sabe que as públicas são as melhores. Obrigada pelo comentário e pela visita *-*

      Curtir

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!

