Como funcionam as parcerias?

atravesdosespelhos

Mais um post para ajudar as colegas blogueiras! Todo mundo quer ser reconhecido pelo seu trabalho certo? E isso é uma das melhores coisas do mundo porque você sente que confiam e acreditam no que você faz, por isso, acredito que as parcerias são muito bem-vindas. Quando eu lia posts desse tipo achava tudo muito difícil e distante de mim, uma blogueira pequena, com um blog de 100 seguidores, quase 200 curtidas, não é muito, e que não sabe fazer Media Kit direito, então tentei simplificar e ajudar ao máximo quem também é como eu, vamos lá:

Tipos de parcerias

Existem vários tipos de parcerias: as que você é paga para por no seu blog um texto divulgando tal produto de tal empresa – o publieditorial -, as que você recebe produtinhos da empresa gratuitamente e faz sua resenha sobre eles, as que você divulga uma loja e seus leitores ganham uma porcentagem de desconto e as que você é paga pra deixa o banner da loja por um determinado tempo na lateral do blog. As que eu mais curto são as de receber produtos e as que suas leitoras ganham desconto nas lojas, porque aí todo mundo ganha: você, a loja e os leitores!

Quando isso pode se tornar real?

Todos os blogs me davam perspectivas péssimas sobre isso! Sempre diziam que só aconteceria depois dos 300 seguidores, na época eu estava lá nos 80, que pelo menos umas 600 curtidas, media kit pronto, e eu ficava perdida! Nessa hora eu pensei “é muito pra minha cabeça, só vou deixar rolar” e rolou. A Bela Luna me encontrou num grupo de divulgação de blogs, me mandou um e-mail e nós fechamos parceria com os meus 100 seguidores e um pouco menos de 200 curtidas. Depois me falaram que com esse tipo de parceria os blogueiros não ganham nada, e graças a Deus, mais uma vez comigo foi diferente, há mais ou menos um mês atrás comemorei a primeira venda da Bela Luna que veio aqui do Através dos Espelhos e quem vende uma vez, vende duas, três, cem, mil. Então acho que não existe bem um momento certo, uma quantidade certa, é claro que tem lojas que só aceitam blogs com um número x de seguidores, de visualizações, mas sempre tem uma loja que vai ter tudo a ver com seu blog, que também vai estar começando, então, não há regras.

Como isso pode se tornar real?

É sempre bom sinalizar que você aceita parcerias, você pode criar uma guia no seu blog com o título “Anuncie”, falando um pouco sobre as visualizações do blog, os seguidores, a idade deles e deixando seu e-mail de contato, é bom ter uma aba chamada “Contato” também caso a empresa não queira anunciar e sim te mandar um e-mail pra enviar produtos. Aliás uma outra boa dica que eu descobri por acaso e destinar alguns posts pra falar das lojas que você gosta, dos produtos que você usou recentemente e curtiu, porque as empresas veem o que falam sobre elas e foi assim que a Luvex que me achou e mandou aqueles mimos.

Valorize seus leitores

Podem ser poucos, podem ser muitos, não importa, você só existe por causa deles: os leitores. Então quando você ganhou os produtos da loja deixe claro e deixe claro também que a opinião sobre eles é sua, seja sincero e não engane ninguém, se for um publieditorial, precisa ser sinalizado também e na hora de divulgar seu parceiro seja sensato, não encha o blog com divulgação senão fica chato : ) E não esqueça que não adianta fechar parceria com uma loja que não tem nada a ver com quem lê seu blog, pense nos seus leitores e no que vai ser bom pra eles e que isso se refletirá em coisas boas pra você também!

Ficou um pouquinho grande, mas espero ter ajudado vocês!

-Alana Bastos

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!

