Redução de custos – como lidar?

Ter que reduzir os gastos é uma coisa chata em qualquer idade, mas na adolescência na minha opinião é mil vezes pior porque nós somos mais influenciáveis e a mídia, inclusive os blogs, estão sempre nos falando de consumismo o tempo todo e quando a gente não tem grana pra comprar o que vê é realmente muito difícil! Principalmente agora que com o Instagram a moda é as pessoas mostrarem tudo de bom que elas tem, nada contra isso até porque eu adoro tirar fotos das coisas boas da minha vida e mostrar pra vocês, mas a gente se esquece que a vida de qualquer pessoa não é feita só de coisas bonitas ou dias felizes, todos nós temos problemas, mas é claro que ninguém poe aquela conta de telefone super cara no instagram, ou a ordem de despejo por não pagar o aluguel, ou aquele recibo do livro super caro que a faculdade te obrigou a comprar. Então, nessas horas meu primeiro conselho é: evite aquele pensamento de “minha vida é uma droga, todo o resto do mundo tem vidas perfeitas”. Porque ninguém tem e todos nós temos nossos períodos difíceis.

Depois pense em quais são as coisas que você não pode mesmo ficar sem e quais são substituíveis, por exemplo: o Netflix é algo super legal, e até barato, mas numa época de emergência são quase 20,00 que você pode economizar, gosta de filmes? Sem problemas, tente trocar DVD’s com as amigas, ou baixar da internet. Adora mandar SMS? Eu também, mas para economizar nos créditos você pode baixar um aplicativo como o WeChat ou Whatsapp onde você pode falar com os amigos pelo celular usando o wifi de casa.

Em vez de sair todo fim de semana, convide os amigos pra te visitar e juntos façam algo legal pra comer. Procure por passeios gratuitos, aqui em São Paulo existem parques, teatros, museus, centros esportivos e muitos outros lugares. Não quer deixar de estar na moda? Saia um pouco dos shoppings e procure em lojas de rua famosas por venderem direto da fábrica -portanto mais barato- aqui em São Paulo dá pra encontrar as mesmas coisas que vemos nas fast fashions no Bom Retiro, na José Paulino e na 25 de março.

Toda mudança é difícil, ainda mais aquelas que nós não queríamos que acontecessem, eu sei, mas o importante é não pensar só no agora, porque isso é uma fase, mas você pode mudar investimento em algo que te ajude a ter retorno no futuro, como aprender inglês, informática ou outro curso, ou enxugar um pouco os supérfluos para pagar sua faculdade, porque no futuro, você mudará sua situação.

Se você está passando por isso, espero ter te ajudado, e se lembre sempre: você não é a única e isso vai passar!

-Alana Bastos

Anúncios

2 pensamentos sobre “Redução de custos – como lidar?

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s