SP: Museu do futebol!

Ontem eu fui com os meus pais conhecer mais um cantinho maravilhoso de São Paulo: o Museu do Futebol e mesmo eu que nem sou tão louca pelo esporte assim curti, me emocionei e me diverti muito. Como em algumas partes não é permitido tirar fotos, algumas fotos são minhas e outras eu peguei na internet mesmo.

O Museu do Futebol fica dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mas que é mais conhecido por Estádio do Pacaembu, e apesar de ser municipal enquanto o Itaquerão não fica pronto, é praticamente a casa do Corinthians e toda parte em baixo das arquibancadas e em volta foi utilizada para o museu, ele é enorme! A primeira parte é dedicada as exposições e a que eu vi ontem mostrava várias figurinhas e jornais antigos de futebol. Ah e ao subir para o segundo andar quem te recebe é o Pelé, falando em 3 línguas, num painel é claro kk

Há uma sala toda com os maiores artilheiros (falei certo meninos?) que a seleção já teve, eles ficam em banners digitais enormes que mostram eles se mexendo e seus nomes. Logo depois tem uma sala dedicada as melhores jogadas e também aos narradores das partidas no rádio.

Sem dúvida a parte que eu mais gostei foi a área subterrânea em que foi montada uma exposição chamada Exaltação em que nas colunas de sustentação do Estádio são projetadas imagens de várias torcidas com o som bem alto, dá pra sentir toda paixão que é o futebol brasileiro e todo o amor das torcidas, é muito lindo!

Pra quem gosta de história tem uma parte cheia de fotos de época.

Além de uma sala que mostra o que acontecia no mundo na época de cada uma das copas, vi várias coisas que aprendi na escola esse ano: Getúlio Vargas, Movimento Hippie, Queda do Muro de Berlim, e até…os Beatles ❤

No final, tem uma sala cheia de curiosidades onde você pode jogar pebolim, depois você pode jogar uma partida num campo virtual, bater um penalt e ter gratuitamente uma foto da sua família pra baixar em casa.

Dica: As quintas-feiras o museu é gratuito e até as 14:00 ocorre uma feira bem em frente com um pastel de 3,00 maravilhoso e muito bem recheado, além de ter sabores diferentes como camarão com palmito, queijo branco e até pastel com sabores japoneses lá na barraca da Maria.

Nos outros dias o valor do ingresso é 6,00 e estudante paga meia né : ) Pra saber mais é só entrar no site.

Esse foi um passeio que eu amei e que é muito legal pra fazer em família!

-Alana Bastos

PS: Tudo isso me fez pensar no quanto é triste tanta violência no meio de um esporte tão bonito e que muitos de nós (tipo eu) nunca fomos ver um jogo do nosso time porque nossos pais tem medo de que algo de ruim nos aconteça, esse é meu apelo para que as torcidas organizadas parem de transformar algo tão lindo em uma guerra.

6 pensamentos sobre “SP: Museu do futebol!

  1. Alana, mais do que perfeita esse sua postagem. Muito bem feita e bem observada sua opinião sobre a violência. Um detalhe muito importante é o do paste (hummmm!) da barraca da Maria.
    Alana, aprendi muito nessa postagem que na realidade foi tão boa que podemos falar que foi uma reportagem. Parabéns!
    Um beijo,
    Manoel

    Curtir

    • Nossa fiquei muito feliz com o seu comentário, não imaginava que alguém ia gostar tanto e fazer um elogio desses, obrigada pela visitas e comentários e espero que os futuros posts continuem te agradando : )

      Curtir

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!