Livro: A Revolução dos Bichos

revolucao_dosbichos

Foto: www.moemablog.com

Alguns livros que a escola nos mandam ler são realmente chatos, mas A Revolução dos Bichos é a prova de que um livro “clássico” pode ser bom:

“Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, “A Revolução dos Bichos” é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos – expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História – mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto. “

Como já deu pra perceber esse livro é uma fábula que retrata o período da União Soviética e o Stalinismo, a história começa quando os animais da fazenda se revoltam contra os humanos e decidem eles mesmo tomarem o poder e criarem seu próprio governo onde todos os animais seriam iguais. Os porcos ficaram no comando, primeiro apenas para organizar e garantir que todos tivessem os mesmos direitos, mas aos poucos, alguns animais começam a serem considerados mais iguais do que os outros.

Esse é um livro pequeno, porém, muito esclarecedor, é perfeito se você gosta de leituras simples, porém cheias de significados e quer entender o que deu errado na União Soviética. E não se engane: apesar de ser uma fábula o livro é muito rico, e me fez rir e me emocionar, no final eu fiquei chocada e encantada ao mesmo tempo.

Eai, alguém já leu? Você gostou tanto quanto eu?

-Alana Bastos

PS: Tem SORTEIO rolando aqui no blog, você já viu?

Anúncios

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s