Seca na Terra da Garoa

Por muito tempo eu relutei em dizer isso, mas sim, o Através dos Espelhos é um blog de moda e beleza, mas eu sempre me reservei o direito de falar de outras coisas também, o texto de hoje é sobre um problema que eu -moradora de São Paulo capital -nunca pensei que teria: falta de água. A gente sempre via isso nos jornais, principalmente em lugares do Centro-Oeste e Nordeste, mas nunca achamos que fosse acontecer aqui, em pleno Sudeste, com tantos rios, com chuva quase todos os dias, com as “águas de março fechando o verão” só que esse ano, elas não fecharam.

Sim, isso é um problema político (eles devem garantir que a gente tenha água não importa a situação!) mas é também um grande problema ambiental. A gente ouviu falar disso, lembra? Aquelas palestras do Green Peace, aquelas aulas de educação ambiental na escola, aquela campanha, tudo isso nos dizendo que mexer com o equilíbrio do planeta era perigoso, que a gente podia ter mudanças catastróficas. Se seca na terra da garoa não é uma delas, eu não quero saber o que é.

Pra quem mora em casa, racionamento durante as madrugadas, pra quem mora em prédio também, só que como tem mais gente e a caixa d’água enche mais devagar o resultado tá sendo estar quase sempre sem água, hoje eu passei por uma situação que me fez refletir demais: lá estava eu, no meu banheiro, com meu xampu, creme, esfoliante, óleo, máscara de tratamento, hidratante, tudo que a gente considera necessário pra um banho, produtos das marcas que eu gosto e que muitas delas testam em animais e poluem o meio ambiente de diversas formas, eu tinha tudo isso, mas esqueci que o mais importante era a água.

Depois eu finalmente consegui tomar um banho decente e lavar o cabelo, graças ao fato de que meu namorado mora numa casa. Então eu voltei pro meu apartamento e aqui estavam todos os sabores de miojo, mas nada de água pra ferver, tem como substituir esse ingrediente? Acho que não..

No geral, o que eu quero dizer é que não adiantam as grifes, as melhores comidas, o dinheiro, sem água, nada tem serventia.

Mas como eu posso ajudar?

Espero que depois do que eu disse você realmente tenha se feito essa pergunta, ninguém precisa virar ativista, mas algumas atitudes, de todos nós juntos, podem fazer a diferença.

No dia-a-adia:

Economize. Re-use. Recicle. Não desperdice nada, água, luz ou alimentos, você sabia que cascas de frutas podem ser usadas para fazer vários doces, e que pão velho dá um delicioso pudim? Garrafas PET’s, garrafas de vidro e potes podem virar ótimos itens de decoração. E caso você tenha mesmo que jogar no lixo procure um lugar onde tudo possa se reciclado, no meu condomínio já fazem isso pra vender, mas caso ninguém faça onde você mora procure um lugar.

Nas compras:

Pense antes de comprar e dê preferência há empresas mais ecologicamente corretas. Antes de comprar analise se você realmente vai usar isso porque senão será apenas mais lixo, e dê preferências para empresa como – por exemplo – a Natura que planta o que vai precisar usar em vez de desmatar e destruir flora e fauna locais e usa embalagens com menos plástico, o que fica mais barato e melhor pro meio ambiente.

Nas urnas:

Dê preferência há partidos que tenham pelo menos alguns projetos ambientais.

No seu blog/canal do youtube/redes sociais:

Ajude a conscientizar as pessoas sobre partidos, marcas, lugares e ações ecologicamente corretas.

Se você é de São Paulo, bora rezar, fazer simpatia, dança da chuva e tudo mais que passar pela cabeça, e na sua cidade isso ainda não aconteceu, comece a mudar sua atitude e das pessoas a sua volta pra que não aconteça, afinal, ficar sem água não dá!

-Alana Bastos

2 pensamentos sobre “Seca na Terra da Garoa

  1. Nossa, a gente sempre houve falar sobre isso, mas sentir na pele deve ser muito triste 😦
    Eu sempre procuro fazer minha parte, odeio desperdícios, e tento fazer as pessoas que convivem comigo fazer a delas também, sou até um pouco chata 😀
    Se pudesse, gostaria de ser uma ativista do greenpeace 🙂

    http://garotasdejales.wordpress.com/

    Curtir

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!

