5 dicas de empreendedorismo pro seu blog!

atravesdosespelhos

Empreender nada mais é do que fazer uma ideia ou projeto dar certo, identificar oportunidades e investir nisso. Estudei um pouco de Empreendedorismo no meu curso de informática e desde então sempre procuro dicas sobre isso, algumas fazem muito sentido pra projetos pessoais também, como um blog, então se você também é blogueira, aí vão 5 dicas que eu tenho usado e que pode te ajudar:

Saiba quem é seu público

Isso é básico, mas eu demorei muito pra entender porque os posts de moda/beleza são muito bem visto, os de dicas também, os de viagens também, então eu não sabia quem era meu público. Até que assisti uma palestra sobre como descobrir isso e aprendi que seu público é pra quem você escreve, quando você criou seu blog quem você imaginou que leria? Eu criei meu blog para meninas, a partir de 13 anos, que não fossem ricas, mas gostassem de se arrumar e encontrar dicas de moda e beleza acessíveis. É importante saber pra quem você quer escrever porque só assim você vai descobrir como tem que escrever.

Saiba do que seu público precisa/quer e faça isso

Essa é a maior dica dos empreendedores: encontre falhas. Saiba do o seu público sente falta em outros blogs, saiba o que eles querem ou precisam e não encontram em lugar nenhum e traga isso pro seu blog. Um exemplo que eu sempre uso é meu vídeo sobre a Faculdade de Fisioterapia, eu antes de começar o curso procurava vídeos que falassem sobre o assunto pelo ponto de vista de um estudante e não encontrei, então no começo do primeiro semestre gravei o meu, era o único do youtube e por isso já passamos das 4.000 visualizações. O que é muito pra um canal com 200 inscritos. Isso aconteceu porque outras pessoas estavam procurando por um vídeo do tipo e só encontraram no meu canal.

Crie uma identidade visual

Simplesmente padronize, faça com que seus leitores se lembrem de você e quando entrarem no seu blog saibam que estão no seu blog. Tente deixar seu layout com o máximo possível do seu jeito (já dei dicas aqui pra customizar um layout free), coloque sua foto na lateral, um cabeçalho que tenha a ver com você e faça os posts sempre do mesmo jeito, por exemplo, aqui eu uso sempre uma montagem com 2 fotos pra look do dia, e sempre uso as cores rosa pra sub-títulos e lilás para links, é uma forma de deixar o blog organizado e profissional e também de vocês saberem que esse é o meu blog. Tente usar fotos que você mesma tira e procure falar de coisas que tenham a ver com você, sem copiar outras blogueiras.

Tenha timming

Você pode falar de fantasias em Junho ou de chocolates legais em dezembro mas teria resultados bem melhores se falasse de fantasias em Fevereiro (Carnaval) ou Outubro (Halloween) e de chocolates em Abril (Páscoa). Já vi várias blogueiras que deixam esse tipo de data passar em branco, não faça isso! Em datas como dia das mães, dia dos namorados, natal, ano-novo, carnaval, todo mundo quer comemorar do seu jeito, e todo mundo está em busca de dicas, presentes, looks, use isso a seu favor! Não deixe que seus leitores tenham que ir pra outro blog pra encontrar uma dica. Poste coisas a ver com a data que está se aproximando, como looks românticos pro dia dos namorados, roupas verde e amarelas nos jogos do Brasil, dicas de bolsas pro dia das mães, entre outros.

Estabeleça prazos e metas

Não deixe seu blog na onda do “quando der eu posto” porque como diz um projeto bem antigo se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar tá bom. Saiba quantos inscritos você quer, quantos seguidores e conquiste-os do melhor jeito: com conteúdo! Estabeleça uma meta realista de quantos posts/vídeos ter por semana e faça de tudo pra cumprir! Por exemplo, eu posto no mínimo dia sim dia não e coloco um vídeo no mínimo a cada 2 semanas. O blog é uma mídia interativa, quase em tempo real, então se você postar só uma vez por semana não terá como atualizar bem seus leitores e eles aos poucos migrarão pra blogs com mais conteúdo atualizado.

Bom meninas (e meninos!) é isso, espero ter ajudado vocês. Alguém mais tem uma dica de ouro na hora de cuidar de um blog?

-Alana Bastos

6 pensamentos sobre “5 dicas de empreendedorismo pro seu blog!

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!

