Dicas para o seu primeiro emprego!

primeiro emprego

Quando a gente não trabalha depende 100% do dinheiro dos pais e de quanto eles podem nos dar, quando temos nosso próprio salário podemos comprar o que quisermos e quando quisermos, desde que caiba no nosso bolso. É ótimo, mas nem tudo são flores, os desafios começam na hora de conseguir um bom emprego e continuam até se acostumar com a rotina, horários, trabalho e até broncas, por isso depois de 6 meses trabalhando, vim dar algumas dicas para vocês:

Como conseguir um emprego?

Essa é a parte mais difícil, muitas vezes são meses procurando! Minha primeira dica é: prepare-se. Se você puder faça um pequeno curso de informática, lá você aprenderá a mexer em programas com o Word e Excel que são os mais usados em escritórios e pode sair na frente nas entrevistas de emprego.

Faça um currículo, o Word tem até modelos prontos, e coloque nele todos os seus cursos e aprendizados, vale intercambio, cursos de línguas, entre outros, cadastre-se em sites de vagas de emprego – existem vários gratuitos – e fale para seus amigos e familiares que você está procurando um lugar pra trabalhar porque se eles souberem de alguma vaga, irão te indicar.

Se te chamarem para uma entrevista não precisa ir todo de social, mas é legal ir com uma roupa um pouco mais formal, sem decotes, roupas muito esportivas, tênis, bijuterias muito grandes ou maquiagens pesadas.

Os lugares que mais empregam jovens são as redes de Telemarketing e lojas de Shopping.

Existe um site gratuito especial para estágios é o CIEE, o salário normalmente não é muito alto, mas tem várias oportunidades legais e algumas te dão uma bolsa na faculdade.

Consegui um emprego, e agora?

Agora começa a parte mais difícil: se acostumar com a nova rotina e tomar cuidado para não ser demitido.

A primeira semana vai ser um pouco “perdida” você vai aprender sobre o local, suas funções, horários e regras, tente não chegar atrasado porque isso é descontado do seu salário e caso ocorra muitas vezes, você poderá ser demitido. Tente fazer uma coisa de cada vez para não cometer erros, dependendo da sua função um pequeno erro pode causar uma confusão enorme. Caso esteja em dúvida, pergunte, nunca saia fazendo algo que você não tem certeza. Você vai cometer erros, todos cometemos, quando isso acontecer não deixe que o problema fique maior e resolva o mais rápido possível. 

Seja legal com as outras pessoas que trabalham com você, isso pode tornar o trabalho melhor e mais fácil.

Apesar de trabalhar ser algo bom, que te ensina várias coisas, te dá experiência e aquele dinheirinho extra, se é seu primeiro emprego pode ser bastante difícil acordar cedo e passar o dia todo trabalhando, pra mim foi um choque, porque antes eu tinha todas as minhas tardes livres, uma coisa que ajuda é poder ouvir música (no fone de ouvido, claro!) ler notícias, e fazer outras coisinhas que fazem a diferença, pode ser durante um horário tranquilo no trabalho, ou na sua hora de almoço, o importante é incluir coisas boas na sua rotina. 

Ah, e nem sempre seu primeiro emprego é o emprego dos seus sonhos, mas é só o primeiro, lá você pode conhecer novas pessoas, e ter uma oportunidade de quem sabe arrumar um emprego melhor, dê uma chance.

-Alana Bastos

Anúncios

8 pensamentos sobre “Dicas para o seu primeiro emprego!

  1. Venha participar do “look da semana” no meu blog! É só mandar suas fotos de look para o email do blog (blogdalari@live.com) ou publicar sua foto no instagram e colocar a hashtag #lookpralari.
    O look da semana é publicado todas as quartas! Tô te esperando lá!
    Beijos, Larissa Arnaut

    Curtir

      • Então..é bem louco kk eu tento deixar posts quase prontos durante o fim de semana, ou então quando chego mais cedo da faculdade tento postar, no meu emprego as vezes quando tá beem parado dá pra dar uma mexida também kk

        Curtir

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s