Seu relacionamento é abusivo? #NãoTiraOBatomVermelho

Imagem: sonhosecretosch.blogspot.com

Depois de 50 tons de cinza a conversa sobre relacionamentos abusivos virou diária na internet (graças a Deus!) e não eu não vou falar nada sobre o filme, mas vou falar sim sobre relacionamentos abusivos porque vocês minhas leitoras e leitores merecem!

Eu nunca tive um relacionamento abusivo (graças a Deus!²) em primeiro lugar porque minha mãe sempre me ensinou que nenhum homem pode gritar com você (nem você com ele, porque depois dos gritos ou xingamentos começa a vir a agressão física), que nenhum homem pode te impedir de sair com alguém, escolher suas roupas ou maquiagens, te impedir de ir a escola/faculdade, exigir que você termine uma amizade, entre outros. Isso SEMPRE foi muito claro na minha cabeça, sempre foi óbvio pra mim que usar mini saia não é estar querendo chamar atenção e sim usar uma roupa que você curte, e não, você não se maquia pra atrair homens, você se maquia porque se sente mais bonita maquiada, um amigo é um amigo e não é porque o outro tem ciúmes que você tem que se isolar dos seus amigos e por aí vai.

Mas eu sabia que existiam inúmeras mulheres que submetiam a tudo isso, e eu nunca entendi por que, hoje eu consigo ver que elas simplesmente não sabem que isso não é normal, elas não sabem que isso não é cuidado, é abuso, é controle e que elas não estão erradas por quererem ter uma vida, ter amigos, fazer um curso, sair sozinhas.

Na faculdade eu vejo sim amigas minhas que não podem ir ali e sair com outras amigas, que se o namorado liga e ela não entende ah é briga na certa, ou se ela esquece de ligar, já vi casos do garoto querer conferir se ela estava mesmo na aula e seguir a menina e tudo! Gente que loucura!Isso não é normal!

Eu quero deixar só uma mensagem: Isso não é cuidado! Isso é abuso! Você é dona da sua própria vida, decida o que fazer com ela. Você é dona do seu corpo, decida o que usar nele! É claro que as vezes entramos em consensos em relacionamentos mas num relacionamento saudável os dois cedem e NUNCA tiram a liberdade um do outro.

Ter ciúmes é normal mas querer controlar a vida do outro por causa do seu ciúmes não é. São palavas de uma garota que namora há praticamente 3 anos e nós dois sentimos ciúmes de roupas, de lugares e de amigos mas sempre presamos a liberdade um do outro e por isso nos amamos de verdade.

Pra terminar esse post quero que vocês vejam esse vídeo maravilhoso e pensem “meu relacionamento é abusivo?” estou aqui na torcida pra ele não ser, pra você não se identificar com nenhum sinal, mas se rolou identificação, amiga pula fora, isso não te faz bem, você vai ser mais feliz, você se basta e sim, tem homem melhor por aí!

Ah e vamos começar uma campanha: não tira o batom vermelho, não troca a mini saia, não guarda a sombra preta, não exclui aquele amigo!

Lembrando que isso vale também pra garotos e vale pra você menina que é louca, vive atrás do namorado, não confia, faz da vida dele o inferno, para com isso que tá feio!

-Alana Bastos

9 pensamentos sobre “Seu relacionamento é abusivo? #NãoTiraOBatomVermelho

  1. Oi, Alana!!
    Andei vendo esse vídeo que você colocou no post e pra flaar a verdade, assim como você, nunca entendi como muitas mulheres se permitiam a chegar num nível de “prisão no relacionamento” mas nunca tinha parado para pensar que ela não enxergavam a própria realidade, o que continua sendo muito triste!
    Acho que esse tipo de assunto deveria cada vez mais ser debatido, relacionamento abusivo é coisa séria!!

    Adorei o post, um beijo!

    http://www.tempodeopinar.com.br

    Curtir

    • Poisé as vezes isso vem da relação que os próprios pais tem porque se seu pai é abusivo com a sua mãe você não sabe que isso não é normal porque eles são o casal que você sempre vê, é por isso que temos que disseminar isso, avisar as meninas, muitas realmente não sabem : /

      Curtir

  2. Texto maravilhoso, ponto de vista extraordinário, opiniões excelentes. Vejo pessoas todos os dias falando que já está cansado de ver todos os dias o mesmo assunto, que já está ficando clichê, que todo mundo já sabe. E sabe tanto que o assunto não para de repetir em vários relacionamentos, famílias, e etc. Divina a forma que você explorou esse assunto, simples e direta. Precisamos continuar falando sobre isso SIM. Porque enquanto uma situação ainda existir, é porque ainda não foi solucionada. Parabéns.

    Curtir

    • Muito obrigada significa muito ver seu comentário aqui porque significa que o post realmente foi bom e ainda mais vindo de você que é sempre tão ativista e participa mesmo de tudo isso, fiquei muito feliz, obrigada meeesmo *-*

      Curtir

  3. Amei o post! Muitas mulheres aceitam isso pois acreditam que todo relacionamento é assim, as mães, as avós viviam assim. Não dá pra aceitar a infelicidade a falta de liberdade.
    Empoderamento feminino sim!
    Arrasou!
    Bjus

    Curtir

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!