Por que precisamos do feminismo?

Imagem: garciarama.blogspot.com

Eu nunca me considerei feminista, porque pra mim feminista era louca, que via coisa onde não tinha e era radical, e se você também pensa nisso, eu sugiro que aos pouquinhos você faça como eu fiz: repense!

Eu, e você, nós precisamos do feminismo porque mesmo após um bom tempo que minha amiga e um ex terminaram ela ainda se sentia culpada por ter sido “injusta” e “infantil” sendo que ela já tinha me contado atrocidades sobre ele, e então veio a pergunta “você acha que ele era abusivo?“.

Ela sabia o que era relacionamento abusivo, mas achava que eram só em casos graves em que o cara te proíbe de usar algo, mas ela nunca percebeu que o ex disfarçava o abuso de carinho, de cuidado, e ela não podia várias coisas: batom escuro, salto, um estilo próprio, querer dirigir, usar esmalte escuro. E quando ela falava algo, reclamava de alguma atitude ele virava a coisa de tal forma que ela era louca, possessiva, infantil, que não dava valor e tinha sorte, dele, um anjo, um santo, amar tanto ela a ponto de perdoar. Gente, ISSO É ABUSO!

Não tinha tapas na cara, mas tinha no ego, na auto-estima, na independência.

Precisamos do feminismo porque a mesma amiga nunca soube que ter que usar vestidinho, ser meiga, não poder aprender lutas/artes marciais, tocar violão, tudo isso é sexismo, disfarçado de cuidado, de amor, de proteção? Sim. Mas é o monstro do sexismo dizendo “você não pode, você não consegue, porque você é mulher“.

Minha amiga também ouvia coisas como “você tem que se dar o respeito” quando era vista com um amigo, porque ela tinha namorado, mas o namorado dela tinha uma melhor amiga e pra ele todo mundo dizia que eles eram lindos juntos. Estranho não? Por que a diferença? Machismo.

Precisamos do feminismo porque já tentaram me beijar a força no meio do metrô, conheço pessoas próximas a mim que já foram estupradas, pelo menos 5 amigas minhas se afastaram completamente de seus amigos e família por causa de um namorado recentemente.

Precisamos do feminismo porque homens ainda são defendidos quando batem em sua mulher “ah mas você deu motivo” quando estupram “por que você estava andando de noite sozinha?” e quando vazam informações “por que você tirou a foto?”. E as mulheres que são as vítimas se tornam culpadas.

Precisamos do feminismo porque quando o Justin Bieber tira uma foto de costas totalmente nu é aplaudido e quando a Demi Lovato tira uma foto com um decote e uma roupa curta dizem pra ela se valorizar.

Precisamos do feminismo porque mulheres ainda ganham menos do que os homens, inclusive atrizes.

Precisamos do feminismo porque ensinam que existe brinquedo de menina e brinquedo de menino.

Precisamos do feminismo porque ainda se acredita que a casa só é obrigação da mulher, e apesar de os dois fazerem sexo, se prevenir só é obrigação da mulher.

Precisamos do feminismo.

-Alana Bastos

7 pensamentos sobre “Por que precisamos do feminismo?

  1. Não tenho nem palavras para expressar o quanto esse texto foi útil. Realmente, encontramos machismo até no nosso próprio relacionamento amoroso, disfarçado de “cuidado”. Tudo relacionado a mulher é transformado em “tabu”, como por exemplo, homem com duas mulheres é lindo, é poderoso, é normal. Mulher com dois homens é vadia, vagabunda. Não, eu não acho que a mulher deveria ter dois homens, eu só acho que as pessoas deveriam parar de vangloriar o homem por coisas tão toscas. Outra coisa também, mulher dizer que é machista é considerado algo normal. Mas e quando um homem diz que é feminista? O que acontece mesmo?
    Amei seu blog e seu texto s2

    Curtir

  2. Sim, sim, sim! Precisamos demais do feminismo! Muito amor por esse texto ❤ Muito mesmo ❤
    é muito bom encontrar textos feministas por aqui. Parece que hoje você se declarar feminista é motivo das pessoas virarem as caras.
    E muitas mulheres ainda fazem isso, mas não percebem o quanto o feminismo é necessário e quanto machismo temos que enfrentar todos os dias.
    É sair na rua e ter que ouvir cantadas, assovios e ter de achar normal e seguir em frente. É ficar com um cara e ter gente apontando o dedo, enquanto um cara fica com uma menina e é aplaudido.
    É não poder voltar tarde a noite sozinha sem ter um frio na espinha. Coisas que homens sem nada para serem roubados, passam sem medo algum.
    Sim, nós precisamos do feminismo ❤ Muito! Muito!
    Conseguimos muitas coisas, mas há muitas mais para se conquistar!
    amando mais ainda esse blog ❤

    Curtir

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!

