Rotina parte I: Organizar e planejar os estudos – GiouGiou, Café e Purpurina

estudos

Por mais chato e clichê que possa parecer, ter uma rotina é realmente necessário. E olha que eu digo isso por experiência própria!

Não vendendo meu peixe, longe disso, eu sempre tirei notas boas, sem me organizar muito. No ensino fundamental. Porque quando chegou o Ensino Médio, oh Jah! Primeiro, eu tive a pior turma da minha vida na primeira série, prefiro até não comentar. Só que esse ano… Esse ano GiouGiou chegou para passar pra UFF e só não ir por causa da idade. Esse ano eu estou Padrão GiouGiou.

A minha dica é: PLANINHO DE ESTUDOS.

Existem vários sites, youtubers, e todo o tipo de informação na internet que te auxiliam a montar seu próprio horário de estudos, de acordo com as suas necessidades. Mas muitas vezes, como no meu caso, algum professor seu pode fazer para você. Eu fiz o meu com o meu professor de Química – Valeu, Marquinhos! Você é o cara! –, ele respeitou todos os meus horários, priorizou minhas específicas e frisou que eu não posso ficar zumbi de estudar, e isso é muito importante. Sempre tem um carinha na sua escola que pode te ajudar com isso; ano passado eu fiz com a psicóloga, e também foi bem legal, mas foi um pouco menos rígido porque o foco era outro.

Bom, certamente quem vai fazer o seu plano contigo, o que eu mais indico, alguém com experiência, tem conhecimento sobre os modos de você atingir seu objetivo, ou seja, vai te preparar para isso. Eu quero História na UFF, ou seja, ENEM. Então meu plano tem Humanas em grande quantidade e Redação forte, o resto, vejo uma vez por semana, mais na revisão diária(+ 1 ou 2 vezes). É, revisar todo dia o que a gente viu em sala. Pode parecer bobeira, mas olha… Faz uma santa diferença!

Uma coisa muito importante é não forçar muito, o “virar zumbi” que eu já citei. Como eu dou aula a tarde e faço curso, foi preciso adaptar a esses horários. Em um primeiro momento botamos tempo de estudo para depois da aula das minhas crianças, mas com algumas semanas percebi que eu não estava me sentindo bem daquela forma. Então cortamos as aulas depois do meu Big Box. Tem gente que também estuda sábado e domingo, mas eu preferi ficar só com o sábado de estudo e domingo descansar.

Eu tenho uma rotina cheia, mas eu consigo levá-la bem, até então. Caso esse cenário mude, vou adaptando o plano até se adequar ao que me faz bem.

Atualmente meu plano é da seguinte forma:

  • Segunda e Quarta: Revisão Diária (a famosa R.D.), 15:00-17:00, 17:45-19:00 eu dou aula, e às vezes estudo por fora disso, no caso, depois, mas é nesse horário pós 19h que normalmente eu organizo minha dieta (fica aí um spoiler?).
  • Terça: R.D. 15:00-17:00, Química 17:30-19:30, Física 20:00-22:00.

E sempre seguindo esse esquema de horários mais ou menos. Aos sábados eu começo a estudar às 9h, e normalmente acordo às 7h para poder tomar café tranquila, um banho para acordar e focar no estudo, que vai até às 20h.

É claro que eu não sou um robô, e entre um “tempo” e outro, tenho uma pausa de meia hora, seja para comer ou conversar com o crush, as pausas são muito necessárias e precisam ocorrer! É preciso recompor a mente para uma nova atividade.

Existem outras pequenas atitudes que podem ajudar muito também a melhorar o rendimento do estudo, tanto no ato, quanto por fora.

Um ambiente bem iluminado, mesa sem muitas coisas, silêncio, além de ter todo o material que vai precisar em mãos para que não se distraia com outra ciosa no caminho. Fazer um cantinho se estudos no quarto mesmo é muito legal, ou se puder, um mini escritório também é ótimo, eu tive o primeiro no meu antigo apartamento, e agora, como tenho mais espaço, tenho o segundo.

Alimentar-se bem e praticar exercício físico também pode auxiliar. “Mente sã, corpo são” e vice-versa, não é mesmo?

Um beijo, um abraço, fui!

GiouGiou =)

gioGiovanna Abraçado Quitete tem dezesseis verões completos, é papagoiaba, nascida na região da Grande Rio de Janeiro, seu apelido favorito é ‘GiouGiou’ e sonha – e vai – ser professora de História. Gosta de ler, de ouvir Elis Regina e de visitar museus. No Instagram ela é @ggquitete, no Twitter ela também é @ggquitete e no Snapchat é só tirar o @ e ela é ggquitete.

Opine e faça uma Alana feliz ; ) Ah, e se você também é blogueira deixa o link no fim do comentário pra eu conhecer o seu cantinho!

